quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bar do Pedrão

Esse estudo tem como objetivo analisar o hospedar  em um lugar tradicional na cidade de São Paulo: o Bar do Pedrão.


Bar do Pedrão
Estrada da Roseira, km 6, Serra da Cantareira, Mairiporã
Sexta feira: 13 às 04:30
Sábado: 08:30 às 04:00
Domingo: 08 às 23:00
Possui:
- estacionamento gratuito no local
- área interna com lareira
- área externa de chão batido
- palco para apresentações musicais
- forno à lenha
- mesa de sinuca

Fomos recepcionados pelo segurança que nos indicou aonde poderíamos estacionar o carro. Ao entrar no bar, primeiro se tem acesso à parte externa: o piso de chão batido, cadeiras e mesas de plástico ao ar livre, uma mesa de sinuca e  um pequeno palco com caixas de som dão a cara rústica do lugar.

O Bar do Pedrão está localizado no meio da Serra da Cantareira, é um lugar bem alto e por isso nos dias de inverno, o frio acaba sendo mais um atrativo do local que possui área interna com lareira e no cardápio possui caldos quentes como caldo verde e bebidas quentes como choconhaque, vinho quente e quentão.
O local possui forno à lenha e variados sabores de pizzas e calzones são a principal especialidade do cardápio que ainda contém: porções, pratos rápidos, lanches, sucos, cervejas, refrigerantes, drinks e doses.

Durante á noite o local conta com música ao vivo, as atrações tocam reggae e rock nacional e internacional. Ao longo dos anos vários nomes importantes da música nacional já se apresentaram por lá como Tribo de Jah, Marcelo Nova, Inocentes, entre outros.
O público alvo do Bar do Pedrão é bem flexível.Por possuir um cardápio variado, playground e trilhas em meio à serra, o local atrai famílias durante o dia e à noite devido ao estilo de música ao vivo atrai grupos de jovens na faixa dos 20 aos 30 anos.

Apesar de o bar ser acessível à cadeirantes, não há banheiros para deficientes e seria impossível para um deficiente utilizar os banheiros comuns visto que estes são muito apertados.
O Bar do Pedrão possui uma forte tradição, principalmente entre os moradores dos bairros da Zona Norte de São Paulo próximos à Serra como Tucuruvi e Jaçanã. Alocalização do bar é seu maior atrativo porque em meio à Serra da Cantareira nos sentimos longe de São Paulo e perto da natureza.

Comensalidade

Este projeto teve como objeto de estudo o alimentar no tempo da hospitalidade. O  objeto de estudo foi observado a partir de três visitas técnicas:

Churrascaria Baby Beef
Av. Condessa Elisabete de Robiano, 5500
Serviço de vallet gratuito


Out Back Steakhouse
Av. Regente Feijó, 1739
Estacionamento pago no Shopping Anália Franco



Residência dos Schneiater



Nas três visitas apreciamos pratos de várias partes do mundo. Na churrascaria além do churrasco o local oferecia um grande buffet com saladas, massas, pratos árabes e pratos japoneses como sushi e sashimi. No outback , apesar de ser um restaurante australiano, o cardápio continha muitas opções tipicamente americanas como hamburgueres e batata frita. Na casa da Juliana apreciamos um jantar típico brasileiro: arroz, feijão, bife, batata frita e abacaxi de sobremesa.
Nessas três vivencias pudemos observar a diferença entre a hospitalidade no âmbito comercial e no âmbito doméstico. No âmbito comercial  "Os visitantes podem se utilizar dos serviços sem sentir nenhuma obrigação com o anfitrião além daquela demandada pelas relações de mercado, ou seja, pagar a conta" (Conrad Lashley).No âmbito doméstico nos sentimos muito mais à vontade e não nos preocupamos com regras de etiqueta pois se tratava de um ambiente puramente informal. segundo Lashley no receber doméstico nos sentimos genuinamente queridos e bem vindos, o que não é a mesma coisa de sermos bem recebidos porque somos meros consumidores.